Curadoria em Eventos. Você sabe o que é?

Olá Amigos, tudo bem?

Acordei com uma vontade maluca de explicar pra vocês a  palavra certa para o meu trabalho. E eu encontrei.

Vou falar um pouco pra vcs.. espero ser bem breve.

Vamos falar de Curadoria em Eventos, você sabe o que faz?

A palavra curadoria tem origem do latim “curator”, que quer dizer “aquele que administra”, “aquele que tem cuidado e apreço”.

O ato de “curar” está relacionado com o zelocuidado e atenção com alguma coisa.

A curadoria pode ser também composta por um grupo de pessoas (uma diretoria, por exemplo), que tem a finalidade de debater, organizar e realizar eventos, ações, promoções ou demais situações que necessitam ser planejadas.

Essa palavra ficava batendo forte na minha cabeça, até que, em uma live com a Vera Simão, ela esclareceu totalmente minha duvida, sem precisar perguntar. As vezes acredito que ela leia minha mente. (rs)

Desde sempre a palavra Cerimonialista pra mim soava algo mais corporativo excesso de regras e protocolos.. e um evento social não é SÓ ISSO

Busquei no Wikipédia, maior definição para a palavra Cerimonial – veja a seguir

Cerimonial, também chamado de protocolo,  é um ramo de atividade onde se congrega todos os procedimentos sócio-cultural, protocolar público-privado das regras para a realização de atos e solenidades.

Todas as atividades correlatas a eventos de Inaugurações e atos envolvendo atividades de classe, entidades políticas, estudantil, onde se exige a normatização, programação, rotina é um trabalho do Cerimonial.

Em todo o segmento da sociedade existem atividades ligado ao cerimonial. Dentro da própria casa, no convívio social, político-religioso sempre existem regras para a conduta de pessoas.

Existem vários ramos do cerimonial. O religioso é a condução dos rituais dentro de uma cerimônia.

Tbm temos  Mestre de Cerimônias que conduz por todo o evento, mas de uma outra forma. 

De uma certa forma o cerimonial é um instrumento de igualar cultura, tratos e procedimentos. Toda autoridade política-religiosa em qualquer viagem pelo mundo, sabe exatamente como será recebido e como será realizada determinada cerimônia, por estarem sendo mantidas essas regras básicas de conduta.

Enfim, resumindo, as pessoas começaram a utilizar o nome cerimonialista por trabalhar com normas e protocolos. Mas é só isso? Não sou só uma cumpridora de regras e protocolos, um evento é muito mais. Tem muita mais coisa pra se fazer, gerenciar, cuidar, administrar. Dependendo do tamanho evento, gerenciamos mais de 15 fornecedores, todos juntos, para o mesmo, local, para o mesmo e único evento. Cada um com suas particularidades.  Mas e ai? Que nome dar a essa profissão.

Ai veio Assessoria de Eventos… algumas empresas não gostaram muito, pq mistura muito com Assessoria de Imprensa, que não tem ligação nenhuma do trabalho num todo. Mas durante anos a fio eu usei assessoria. E que muitas pessoas ainda falam …” não preciso de uma assessora e sim de uma cerimonialista”. Que confundem nossa profissão tbm com o Mestre de Cerimonias. Que não tem ligação nenhuma com o trabalho de uma cerimonialista.

Na verdade minha profissão na qual exerço há 16 anos, vejo que muitos ainda não sabem nem o que devem fazer no momento do evento, outros levam como hobby, e a grande maioria( noivas) ainda acham que só precisam daquela ajudinha no dia pra formar a fila de padrinhos.. kkkkk Dou risada aqui, mas de tristeza.

Porque hj, é só dar um google, que vc vai achar ” O QUE FAZ UM ASSESSOR DE EVENTOS” OU ” O QUE É UMA CURADORIA DE EVENTOS“.

Como o brasileiro admira tudo que vem de fora, e toma pra si.. o nome Wedding Planner, já abrange tudo isso, que fácil seria  começarmos tbm a fortalecer esse nome por aqui?? mas como ficariam os eventos Corporativos?

Pois infelizmente existe uma racha no mercado, que muitas vezes ouvimos que não sabemos fazer um evento grande… todo mundo pode fazer.. desde que tenha o treinamento correto. E quem disse que fazer um Casamento é pra qualquer um? É um evento.. sonhos.. e nada, jamais pode sair errado. Tanto em um grande show, festivais, feiras, viagens de incentivo.. e por ai adiante…. Mas esse assunto a gente aborda em outra oportunidade.

… mas vou tentar fazer com o nome Curadoria em Eventos, se fortaleça.

Vc vem comigo nessa?

Um passo eu sei que consegui.. fazer que o B.V , quem usa dessa ferramenta de forma errada fosse exposto. Isso tem sido apresentado de forma transparente para o cliente. Se ele aceita, ok, mas NUNCA mais se fazer uso de B.V pra vc fornecedor ganhar duplamente. 

Muitos fornecedores em 2020 foram expostos. Denunciados inclusive entre os próprios profissionais. Ninguém aguenta mais. certo!!

Que isso seja completamente extinto da face da terra. Mas esse assunto tbm vou abordar como estava sendo feito aqui em Campinas e região…. numa outra oportunidade

 

Quer saber mais? 

Entre em contato, eu e minha equipe estamos prontos para atendê-los

ADORAMOS SEUS COMENTÁRIOS, MAS LEMBRE-SE DE MANTÊ-LOS GENTIS E POSITIVOS, POIS ESSE É UM LOCAL PARA INSPIRAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES. TEMOS O DIREITO DE REMOVER OU NÃO APROVAR COMENTÁRIOS NEGATIVOS OU PREJUDICIAIS.
 Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail contato@verieventos.com.br solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.
A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

© 2020, VERIDIANA ANTONELLI EVENTOS,TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

 

 

 

 

Please follow and like us:
error20