8 erros de Etiqueta mais comuns

Etiqueta é algo fácil de deixar passar. Esteja atento ás suas maneiras e faça o seu melhor para sempre fazer a coisa certa. Você e todos os que estão à sua volta acabarão se beneficiando e sentirá menos arrependimentos por seu comportamento.

É fácil chamar outras pessoas quando você as vê cometer erros de maneiras. Lembre-se de que todo mundo faz etiquetas falsas de  vez em quando … até mesmo especialistas em etiqueta. A chave para acertar as coisas é pedir desculpas pelo que quer que seja e seguir em frente. Aprenda com seus erros e tente não repetir os mesmos erros repetidamente.

Seguir certas regras de etiqueta é essencial em situações sociais e profissionais; portanto, é uma boa idéia aprendê-las. Pode significar a diferença entre manter ou perder amigos e avançar nos negócios. Tão importante quanto aprender é o que não fazer.

Ser indelicado com qualquer pessoa

Garçom entregando menus de pessoas de negócios na mesa do restaurante
GettyImages

Ser gentil com os outros em todas as situações é a regra mais importante de etiqueta que você pode seguir. Talvez você não saiba o posicionamento adequado da louça ou quando usar o garfo, mas a maioria das pessoas o perdoará por essas pequenas infrações.

No entanto, ser rude com as pessoas é algo que você talvez não consiga desfazer. As pessoas têm lembranças longas quando sentem que foram prejudicadas ou maltratadas.

A polidez se estende a todos com quem você entra em contato, desde o porteiro do seu escritorioou prédio de apartamentos até  seu chefe e outros executivos da empresa. Mostrar gratidão e respeito aos garçons nos restaurantes, balconistas nos pontos de venda , caixa de supermercado pode fazer a diferença no dia da pessoa que presta serviço. Não ser gentil com essas pessoas mostra falta de caráter da sua parte.

 

Estar atrasado

Relógio de parede Woodgrain
 Preste atenção ao tempo para não se atrasar. GettyImages

Se você é uma daquelas pessoas que estão atrasadas cronicamente, está demonstrando desrespeito pelo tempo de outras pessoas. Quando você concorda em aparecer em um determinado horário, chegue a tempo. Se você estiver ocasionalmente atrasado, provavelmente será perdoado se não for algo que você faz com frequência.

Sempre ligue e informe alguém sobre suas circunstâncias e sua hora prevista de chegada. Tente evitar fazer isso regularmente ou talvez não seja convidado a fazer coisas com os amigos.

Deixar de Apresentar Outros

Pessoas amigáveis, sorrindo e apertando as mãos
 Não se esqueça de apresentar pessoas que não se conhecem. GettyImages

Quando você estiver com duas pessoas que não se conhecem, você deve sempre apresentá-las. Se você não consegue se lembrar de nenhum dos nomes deles, diga educadamente algo como: “Sinto muito. Sei que nos conhecemos, mas não consigo me lembrar do seu nome”. Em seguida, use o nome da pessoa durante a introdução e depois na conversa. Se você incluir algo que discutiu com essa pessoa no passado, isso diminuirá o fato de você ter esquecido o nome dele.

Conversando ou digitando em seu telefone celular enquanto fisicamente com os outros.

Mensagens de mulher no celular em uma cafeteria
 Não seja rude com seu telefone celular em público. Getty Images

Sempre dê atenção à pessoa que você é fisicamente. Se o seu telefone tocar, ou você receber  uma mensagem que precise de resposta imediata, desculpe-se educadamente e faça um breve contato eletrônico. Então, quando você retornar à pessoa, peça desculpas e evite o hábito de conversar ao telefone ou enviar mensagens de texto quando estiver com alguém.

Nunca envie mensagens de texto enquanto janta com outras pessoas. Isso é rude e frustrante para outros clientes.

Falha ao confirmar presença.

mattjeacock.E-.jpg
 Cartão de confirmação.  Getty Images

Quando você for convidado para qualquer evento – seja um jantar ou um casamento – informe ao anfitrião/assessoria se você estará lá o mais rápido possível. A falta de confirmação de presença pode dificultar os planos da pessoa que deve organizar a lista de convidados, comida e espaço. Se você enviar arrependimentos e depois descobrir que é capaz de fazê-lo, ligue para a assessoria e pergunte se não é tarde demais. Entenda se o anfitrião já preencheu sua posição.

Se você aceitou e ficou doente no último minuto, ligue para a assessoria responsável pelo evento imediatamente. Nunca mude de plano se algo mais interessante aparecer. Você nunca poderá ser convidado por esse anfitrião novamente, se ele descobrir.

Falar demasiadamente o tempo inteiro.

Duas mulheres conversando fora do café
 A conversa deve incluir todos os presentes. / Getty Images

Ao conversar com amigos, familiares ou colegas de trabalho, dê a eles tempo igual durante a conversa. Se você tem um padrão de fazer a discussão toda sobre você, pode descobrir pessoas andando por um amplo espaço ao seu redor ou fugindo quando a virem. Você não quer que as pessoas o vejam como narcisista ou egoísta.

A melhor maneira de ter uma conversa decente com alguém é fazer perguntas sobre ele ou ela e estar atento. Se você é um bom ouvinte, é provável que a pessoa se vire e faça perguntas. A conversa de ida e volta é mais agradável para ambas as partes e ganhará o seu favor entre as pessoas de quem gosta.

Ter más maneiras de tabela.

Homens, apertando as mãos em uma mesa de conferência
 Boas maneiras à mesa devem se tornar um hábito. / Getty Images

Neste mundo de pessoas correndo, você pode ter se acostumado a percorrer pistas de fast-food e comer sempre correndo. Isso não só prejudica a digestão, como também deixa você com o hábito de exercer boas maneiras na mesa .

Ao jantar com outras pessoas, reserve um tempo para observar as boas maneiras da mesa. Se você não tiver certeza sobre qual utensílio usar, aprenda antes de ir. Não tenha pressa enquanto come, ou pode acabar tendo acidentes que poderiam ser facilmente evitados.

Tire um tempo para mastigar adequadamente a comida e não fale com a boca cheia. Se alguém lhe fizer uma pergunta logo após você dar uma mordida, provavelmente ela entenderá e estará disposta a esperar até você mastigar e engolir.

Depois de terminar de comer, aguarde os outros. É rude deixar a mesa enquanto outros ainda estão comendo.

Esquecendo de ser grato.

Jovem mulher dando um presente para um amigo
 Sempre mostre sua gratidão quando alguém faz algo de bom por você. Getty Images

Quando alguém lhe der um presente ou fizer algo especial para você, sempre mostre sua gratidão. Diga imediatamente: “Obrigado”. Quando chegar em casa, envie uma breve mensagem de agradecimento.

Não deixe que isso seja uma desculpa para ignorar o que você já deveria ter feito.

Envie uma mensagem de agradecimento o mais rápido possível.

Quer saber mais? 

Entre em contato, eu e minha equipe estamos prontos para atendê-los

ADORAMOS SEUS COMENTÁRIOS, MAS LEMBRE-SE DE MANTÊ-LOS GENTIS E POSITIVOS, POIS ESSE É UM LOCAL PARA INSPIRAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES. TEMOS O DIREITO DE REMOVER OU NÃO APROVAR COMENTÁRIOS NEGATIVOS OU PREJUDICIAIS.
 Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail contato@verieventos.com.br solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.
A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

© 2020, VERIDIANA ANTONELLI EVENTOS,TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

#comportamento #boasmaneiras #etiqueta #assessoria

Please follow and like us:
error20